Comandos de Eventos 1ª Aba
2 participantes
Página 1 de 1
Comandos de Eventos 1ª Aba
Mais um tutorial para novatos mas isso vai mudar depois.Esse tutorial serve tanto para VX ou XP mas atinge principalmente o XP.
1ª Aba
1. Mostrar mensagem: O evento mostrará na tela do jogo uma janela escrita o que você digitou
2. Mostrar escolhas: Mostrará uma tela com quatro ou menos escolhas possíveis, que você terá de predeterminar para o personagem escolher.se não colocar nada
não irá acontecer nada(dããããã)
3. Armazenar número: Armazenará um número que poderá ser usado de inúmeras maneiras com variáveis e switches.
4. Opções de Mensagem: Aqui você define onde é que a sua mensagem irá aparecer, e se ela irá aparecer com ou sem a windowskin.
5. Definir teclas: Define uma variável que será usada pressionando-se uma tecla no momento em que aquele evento acontecer. É um pouco complicado:
recomenda-se a um iniciante que primeiro aprenda como funcionam switchs e variáveis (são explicados nas próximas partes do tutorial de iniciantes).
6. Esperar: Coloca um tempo de espera entre ações do evento.Lembrando que 20 frames tem 1 segundo.
7. Comentário: Deixe aqui um comentário qualquer que você queira. Isso não afeta em nada o evento. É só para você colocar lá algumas notas, para não se esquecer do que quer fazer, ou do que já fez. Por vezes, alguns scripts também usam os comentários para definir ações (especialmente os sistemas de batalha).
8. Condições: Uma das coisas mais importantes nos eventos. Uma condição determina se um evento vai acontecer ou não, dependendo do que já aconteceu antes, então isso pode ser muito usado. Exemplo: para abrir uma porta, é necessário ter o item “chave”, ou para seguir por um deserto , é necessário possuir nível 25, etc.
9. Ciclo: Aqui você pode criar um ciclo que vai repetindo todos os comandos que estejam dentro dele, até que seja interrompido.
10. Romper ciclo: Serve para terminar com um ciclo.
11. Parar Evento: Serve para fazer com que um evento pare de acontecer.
12. Apagar evento temporário: Esta opção faz com que o evento desapareça.
13. Evento Comum: Inicia um Evento Comum que você previamente configurou no Banco de Dados.
14. Label: Serve para você marcar o início de uma sequência de comandos.
15. Ir para Label: Vá para o Label que anteriormente configurou.
16. Opções de Switch: Ativa ou desativa uma switch.
17. Opções de Variável: Aqui você define uma variável.(Ver Tutorial Variavéis-O que são
18. Controle de Switch local: Ativa ou desativa uma switch local do evento.
19. Operações de tempo: Serve para iniciar uma contagem regressiva na tela para que aconteça alguma coisa quando ela acabar, ou para parar uma contagem já iniciada.
20. Mudar dinheiro: Aumenta ou diminui o dinheiro do personagem.
21. Mudar Itens: Adiciona ou retira um item do personagem.
22. Mudar Arma: Adiciona ou retira uma arma do personagem.
23. Mudar Armadura: Adiciona ou retira uma defesa (elmo, escudo) do personagem.
24. Mudar Grupo: Adiciona ou remove uma pessoa do seu grupo.
25. Mudar Gráfico do Sistema: Altera a windowskin.
26. Mudar BGM de batalha: Muda a música que será tocada quando uma batalha começar.
27. Mudar ME de batalha: Muda o som que dá quando uma batalha termina com vitória sua.
28. Opção de Save: Permitir ou proibir que o jogador salve o jogo.
29. Opção de Menu: Permitir ou proibir que o jogador entre no menu.
30. Opção de Encontros: Permitir ou proibir que o jogador encontre batalhas.
2ª aba
1. Teletransporte: Leva o seu personagem para outro mapa,ou para outro canto do mesmo mapa.
2. Posição de evento: Altera a posição de um evento que selecionar.
3. Movimento da tela: Movimente a tela, independentemente do local onde o personagem se encontra.
4. Opções do Mapa: Defina aqui o panorama, a névoa e até mesmo o fundo de batalha que será usado neste mapa(util para mudanças de lugar no mesmo mapa).
5. Tom da Névoa: Altere aqui a cor que a névoa irá ter neste mapa.
6. Opacidade da Névoa: Altere a transparência da névoa.
7. Mostrar Animação: Mostra uma animação anteriormente configurada no Banco de Dados, no personagem ou em um evento.
8. Mudar Transparência: Muda a transparência de seu personagem, para ficar totalmente invisível ou voltar ao normal.
9. Mover Evento: Movimenta o personagem ou um evento sozinho pelo mapa. Para além de o mover, pode fazer muitas outras coisas, como saltar, mudar de direção, mudar de gráfico ou opacidade, etc.
10. Esperar Fim do Movimento: O evento irá esperar que o comando de “Mover evento(logo acima)” acabe, para que só depois avance para os próximos comandos.
11. Preparar Transição: Prepara uma transição que ocorrerá.
12. Executar transição: Executa uma transição escolhida.
13. Cor da Tela: Muda a cor da tela para a cor escolhida.
14. Efeito Flash: Dá um efeito de Flash na tela com a cor escolhida durante o tempo determinado. Lembrando que 20 frames te 1 segundo.
15. Efeito tremor: Treme a tela com a força, velocidade e duração determinadas.
16. Mostrar imagem: Mostra uma imagem na tela de acordo com as coordenadas X e Y que você definir. Lembrando que X = Horizontal; Y = Vertical.
17. Mover imagem: Move uma imagem determinada acima, para outra posição.
18. Girar Imagem: Gira uma imagem determinada no comando 16 da 2ª aba.
19. Tonalidade da imagem: Muda a tonalidade da imagem determinada no comando 16 da 2ª aba.
20. Deletar Imagem: Apaga uma imagem determinada no comando 16 da 2ª aba.
21. Opções de Clima: Altera o clima do mapa para: tempo limpo, chuva, tempestade ou neve(Climas podem ser incluidos com script).
22. Reproduzir BGM: Reproduz uma música que esteja na pasta BGM.
23. Parar BGM: Faz parar uma BGM que esteja tocando
.
24. Memorizar BGM / BGS: Memoriza a BGM e a BGS que estão tocando para que fique guardadas na memoria.
25. Reproduzir Memorizados: Reproduz a BGM e a BGS memorizadas acima.
26. Reproduzir ME: Reproduz um som que esteja na pasta ME.
27. Reproduzir SE: Reproduz um som que esteja na pasta SE.
28. Parar SE: Faz parar uma SE que esteja tocando.
Irei colocar a 3ª Aba mais tarde
1ª Aba
1. Mostrar mensagem: O evento mostrará na tela do jogo uma janela escrita o que você digitou
2. Mostrar escolhas: Mostrará uma tela com quatro ou menos escolhas possíveis, que você terá de predeterminar para o personagem escolher.se não colocar nada
não irá acontecer nada(dããããã)
3. Armazenar número: Armazenará um número que poderá ser usado de inúmeras maneiras com variáveis e switches.
4. Opções de Mensagem: Aqui você define onde é que a sua mensagem irá aparecer, e se ela irá aparecer com ou sem a windowskin.
5. Definir teclas: Define uma variável que será usada pressionando-se uma tecla no momento em que aquele evento acontecer. É um pouco complicado:
recomenda-se a um iniciante que primeiro aprenda como funcionam switchs e variáveis (são explicados nas próximas partes do tutorial de iniciantes).
6. Esperar: Coloca um tempo de espera entre ações do evento.Lembrando que 20 frames tem 1 segundo.
7. Comentário: Deixe aqui um comentário qualquer que você queira. Isso não afeta em nada o evento. É só para você colocar lá algumas notas, para não se esquecer do que quer fazer, ou do que já fez. Por vezes, alguns scripts também usam os comentários para definir ações (especialmente os sistemas de batalha).
8. Condições: Uma das coisas mais importantes nos eventos. Uma condição determina se um evento vai acontecer ou não, dependendo do que já aconteceu antes, então isso pode ser muito usado. Exemplo: para abrir uma porta, é necessário ter o item “chave”, ou para seguir por um deserto , é necessário possuir nível 25, etc.
9. Ciclo: Aqui você pode criar um ciclo que vai repetindo todos os comandos que estejam dentro dele, até que seja interrompido.
10. Romper ciclo: Serve para terminar com um ciclo.
11. Parar Evento: Serve para fazer com que um evento pare de acontecer.
12. Apagar evento temporário: Esta opção faz com que o evento desapareça.
13. Evento Comum: Inicia um Evento Comum que você previamente configurou no Banco de Dados.
14. Label: Serve para você marcar o início de uma sequência de comandos.
15. Ir para Label: Vá para o Label que anteriormente configurou.
16. Opções de Switch: Ativa ou desativa uma switch.
17. Opções de Variável: Aqui você define uma variável.(Ver Tutorial Variavéis-O que são
18. Controle de Switch local: Ativa ou desativa uma switch local do evento.
19. Operações de tempo: Serve para iniciar uma contagem regressiva na tela para que aconteça alguma coisa quando ela acabar, ou para parar uma contagem já iniciada.
20. Mudar dinheiro: Aumenta ou diminui o dinheiro do personagem.
21. Mudar Itens: Adiciona ou retira um item do personagem.
22. Mudar Arma: Adiciona ou retira uma arma do personagem.
23. Mudar Armadura: Adiciona ou retira uma defesa (elmo, escudo) do personagem.
24. Mudar Grupo: Adiciona ou remove uma pessoa do seu grupo.
25. Mudar Gráfico do Sistema: Altera a windowskin.
26. Mudar BGM de batalha: Muda a música que será tocada quando uma batalha começar.
27. Mudar ME de batalha: Muda o som que dá quando uma batalha termina com vitória sua.
28. Opção de Save: Permitir ou proibir que o jogador salve o jogo.
29. Opção de Menu: Permitir ou proibir que o jogador entre no menu.
30. Opção de Encontros: Permitir ou proibir que o jogador encontre batalhas.
2ª aba
1. Teletransporte: Leva o seu personagem para outro mapa,ou para outro canto do mesmo mapa.
2. Posição de evento: Altera a posição de um evento que selecionar.
3. Movimento da tela: Movimente a tela, independentemente do local onde o personagem se encontra.
4. Opções do Mapa: Defina aqui o panorama, a névoa e até mesmo o fundo de batalha que será usado neste mapa(util para mudanças de lugar no mesmo mapa).
5. Tom da Névoa: Altere aqui a cor que a névoa irá ter neste mapa.
6. Opacidade da Névoa: Altere a transparência da névoa.
7. Mostrar Animação: Mostra uma animação anteriormente configurada no Banco de Dados, no personagem ou em um evento.
8. Mudar Transparência: Muda a transparência de seu personagem, para ficar totalmente invisível ou voltar ao normal.
9. Mover Evento: Movimenta o personagem ou um evento sozinho pelo mapa. Para além de o mover, pode fazer muitas outras coisas, como saltar, mudar de direção, mudar de gráfico ou opacidade, etc.
10. Esperar Fim do Movimento: O evento irá esperar que o comando de “Mover evento(logo acima)” acabe, para que só depois avance para os próximos comandos.
11. Preparar Transição: Prepara uma transição que ocorrerá.
12. Executar transição: Executa uma transição escolhida.
13. Cor da Tela: Muda a cor da tela para a cor escolhida.
14. Efeito Flash: Dá um efeito de Flash na tela com a cor escolhida durante o tempo determinado. Lembrando que 20 frames te 1 segundo.
15. Efeito tremor: Treme a tela com a força, velocidade e duração determinadas.
16. Mostrar imagem: Mostra uma imagem na tela de acordo com as coordenadas X e Y que você definir. Lembrando que X = Horizontal; Y = Vertical.
17. Mover imagem: Move uma imagem determinada acima, para outra posição.
18. Girar Imagem: Gira uma imagem determinada no comando 16 da 2ª aba.
19. Tonalidade da imagem: Muda a tonalidade da imagem determinada no comando 16 da 2ª aba.
20. Deletar Imagem: Apaga uma imagem determinada no comando 16 da 2ª aba.
21. Opções de Clima: Altera o clima do mapa para: tempo limpo, chuva, tempestade ou neve(Climas podem ser incluidos com script).
22. Reproduzir BGM: Reproduz uma música que esteja na pasta BGM.
23. Parar BGM: Faz parar uma BGM que esteja tocando
.
24. Memorizar BGM / BGS: Memoriza a BGM e a BGS que estão tocando para que fique guardadas na memoria.
25. Reproduzir Memorizados: Reproduz a BGM e a BGS memorizadas acima.
26. Reproduzir ME: Reproduz um som que esteja na pasta ME.
27. Reproduzir SE: Reproduz um som que esteja na pasta SE.
28. Parar SE: Faz parar uma SE que esteja tocando.
Irei colocar a 3ª Aba mais tarde
Re: Comandos de Eventos 1ª Aba
cara!muito bom!!
isso é uma coisa que eu ja sabia,mas mesmo assim eu posso dar uma lida pra
reforça!!!
isso é uma coisa que eu ja sabia,mas mesmo assim eu posso dar uma lida pra
reforça!!!
- Spoiler:
- +cred!!
dellatorre- Membro
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 25
Localização : rj
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|